Cássio chora ao receber diploma, o senador foi diplomado hoje pelo TRE-PB



Cássio muito emocionado recebe o tão aguardado diploma
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou na tarde desta terça-feira, 25, sessão ordinária onde apreciou o novo relatório das eleições do ano passado gerado a partir da retotalização dos votos e da validação dos sufrágios recebidos pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Cássio foi o candidato mais votado, mas concorreu com o registro sub judice e só agora o Supremo Tribunal Federal determinou sua posse.

Mesmo com toda experiência e depois de ter vivido momentos difíceis nos últimos quatro anos, Cássio Cunha Lima não conteve a emoção ao receber o diploma de Senador, um ano depois de ter recebido mais de um milhão de votos. Além de Cássio, o suplente Deca do Atacadão também recebeu seu diploma. Cássio neste momento concede entrevista coletiva a imprensa e disse que tem esperança de já tomar posse nesta quarta-feira, 26. Ele viaja  amanhã pela manhã para Brasília onde apresenta o diploma a Mesa Diretora do Senado.

Diploma concedido ao senador Cássio
Cássio disse que não acredita em nenhum movimento procratinatório por parte da Mesa do Senado e espera tomar posse já nesta quarta, ou no mais tardar na sessão de quinta-feira.

 A diplomação aconteceu de forma rápida. Foi apresentado o relatório com o novo resultado da eleição, lido e aprovado por unanimidade. Em seguida foi lido requerimento apresentado pelo ex-governador e agora senador diplomado, Cássio Cunha Lima, requisitando que fosse diplomado imediatamente pela Corte. O requerimento foi aprovado e, enfim, Cássio recebeu seu diploma.

Aliados, correligionários, amigos e parentes, presentes a sessão comemoram muito a entrega do documento, que qualifica Cássio a tomar posse no Senado.

O Caso

Cássio na chegada ao TRE-PB
Na última quarta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou agravos colocados pela coligação do PMDB para impedir a ida de Cássio para o Senado. A corte determinou que ele fosse empossado de forma imediata. Um dia depois a decisão foi comunicada ao Tribunal Superior Eleitoral e na sexta-feira (21) foi enviada ao TRE. Na segunda-feira (24), o tribunal paraibano retotalizou e revalidou os votos do tucano lhe colocando na condição de eleito.

Candidato mais votado na disputa para o Senado em 2010, Cássio teve a candidatura barrada pelo TRE com base na Lei da Ficha Limpa. Ele foi considerado "ficha suja" porque teve seu mandato de governador cassado em 2008, por abuso de poder econômico e político durante as eleições de 2006 quando foi reeleito.
Em novembro do ano passado o TSE manteve a decisão do TRE e com isso Cássio entrou com recurso no STF. Em maio, após a decisão do próprio STF que a Ficha Limpa não teria validade nas eleições do ano passado, o ministro Joaquim Barbosa deu provimento ao recurso de Cássio e ele ganhou o direito de tomar posse no Senado.

Com a diplomação de Cássio vai haver uma alteração na representação da Paraíba no Senado Federal. Pois o senador Wilson Santiago (PMDB), que foi o terceiro mais votado nas eleições do ano passado, vai ter que deixar o mandato.

Cássio concedeu uma entrevista após a diplomação
Entrevista após a diplomação

Relação com Ricardo e Dilma

Sobre o relacionamento com o governador Ricardo Coutinho aliado a Presidente Dilma Rosseff, tendo em vista que o tucano é opositor ao governo petista, Cássio foi enfático ao dizer que vai trabalhar em prol da Paraíba.

‘Não será Cássio pedindo a demanda pessoal, será uma luta pelo Estado que represento no Senado. Com certeza estarei com Dilma, já trabalhei com ela enquanto foi ministra e vou honrar esta confiança e colaborar com o governo de Ricardo’.

Recurso de Wilson Santiago

O senador comentou ainda, sobre a tentativa dos advogados de Wilson Santiago em manter o pmdebista no cargo, afirmando que sua posse ocorrerá em no máximo 48 horas.

‘Estão tentando postergar este mandato, mas amanhã tomarei posse. A certidão não deixa dúvidas. Com todo respeito a Wilson Santiago, ele era o vice presidente do Senado Federal. É um absurdo imaginar que amanhã não estarei empossado. Alí só pode entrar quem foi eleito pelo povo’.

Ausência de Cícero

Cássio falou ainda, sobre a ausência do senador Cícero Lucena, tanto em sua chegada à Paraíba no último domingo (23), quando em sua diplomação, o agora senador esclareceu que Cícero está em Brasília e não há motivos para discutir ‘picuinhas’ na relação entre os dois.

‘A ausência de Cícero não tem significado algum. Falei hoje com ele. Não está aqui, pois está em Brasília e é uma bobagem achar que estas coisas são relevantes’.

Quando perguntado sobre quem vai apoiar nas eleições 2012 em João Pessoa, Cícero Lucena ou Luciano Agra, Cássio revelou:

‘As alianças que faremos em João Pessoa, não serão as mesmas feitas em Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Patos, Sousa ou Cajazeiras. Cada cidade tem sua realidade. Terei que conversar com Agra, Cícero e Ricardo, de forma tal que a eleição estadual não esteja ameaçada pela eleição municipal’.

Primeira ação ao chegar no Senado

Cássio Cunha Lima disse ainda que quer fazer deste, o melhor mandato de sua vida.
‘Minha primeira medida é tomar posse, eu entro numa situação diferenciada. Já pego o bonde andando'.
Cássio relembrou o tempo em que o pai, Ronaldo Cunha Lima, também foi senador.

'Meu pai quando foi senador, trouxe iniciativas importantes e com prudência. Não vou chegar alí 10 meses depois como um amostrado e que está ambientado como quem chega desde o primeiro dia’.

Conclusão

Para Cássio Cunha Lima a prosperidade da Paraíba só irá ocorrer com a união dos 3 senadores e dos 12 deputados federais em Brasília.
‘Serei o embaixador, o representando do governador Ricardo Coutinho no Senado Federal. Não quero que ele passe as dificuldades que tive no meu Governo’.

G1 PB / Wscom Online / Portal Correio


0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria