Explosões simultâneas matam dezenas em várias cidades do Iraque



Ataques ocorreram em Bagda, Hilla, Kirkuk, Karbala, Tikrit, Baiji e Falluja.
Autoridades confirmaram até agora 29 mortos e 140 feridos em todo o país.
Do G1, com agências internacionais *


Dezenas de pessoas morreram e centenas ficaram feridas após uma série de explosões simultâneas registradas em várias cidades no Iraque nesta terça-feira (20), informam as agências internacionais de notícias.
As autoridades confirmaram oito explosões no país, algumas produzidas por carros-bomba. Ataques coordenados foram registradas em Bagda, Hilla, Kirkuk, Karbala, Tikrit, Baiji e Falluja.
As autoridades contabilizaram até agora 29 mortos e 140 feridos em todo o país. Mas o número de vítimas ainda não é definitivo e pode aumentar.
O ataque mais mortífero ocorreu em Kirkuk, a 200 km da capital, onde ao menos 11 pessoas morreram - dos quais dez são policiais - e 30 ficaram feridas após a explosão de dois veículos carregados com explosivos.
Outros dois carros-bomba explodiram de forma consecutiva em Karbala, a 110 km de Bagdá, nas proximidades de uma delegacia, deixando dois mortos e 28 feridos.
O Iraque vive uma alta da violência desde a retirada das tropas americanas, em 18 de dezembro passado, e a emissão, um dia depois, de uma ordem de detenção contra o vice-presidente sunita, Tareq al-Hashemi, por supostos delitos de terrorismo.
Essa ordem de detenção desencadeou uma profunda crise política, agravada pelos vários atentados perpetrados contra alvos xiitas e corpos de segurança.
(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse

0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria