O que eu mais gosto da Páscoa é o brinquedo', diz alérgico a chocolate




Menino de 8 anos também tem alergia a leite, poeira e corante. 

Família descobriu alergia do menino a chocolate quando ele tinha 4 anos. 

Inaê TelesDo G1 PB

Kevin de 8 anos tem alergia a chocolate na Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)Kevin, de 8 anos, é alérgico a chocolate desde os
4 anos de idade (Foto: Inaê Teles/G1)
O pequeno Kevin de 8 anos está ansioso para abrir o ovo de Páscoa, pegar o brinquedo e dar todo o chocolate para uma de suas duas irmãs. Assim é a Páscoa dele desde que os médicos descobriram a alergia a chocolate, quando ele tinha 4 anos de idade. O garoto é alérgico a leite, corantes e poeira.
“Já me acostumei”, afirmou o desenvolto menino que disse conviver bem com as restrições alimentares. Nas festas de aniversário, por exemplo, ele come a parte branca da massa do bolo e deixa a de chocolate de lado. Na sua festa de aniversário, Kevin tem sinal verde para comer todas as guloseimas, mas ainda assim, o menino evita o chocolate. “Só como os docinhos coloridos e brancos”, explicou Kevin. Segundo a avó, os doces não são o principal da festa para o neto. “Ele nem se preocupa com a comida. Só quer brincar na festa”, disse dona Niran Carneiro, avó do garoto.
Para controlar as crises alérgicas o menino é medicado diariamente com dois remédios e toma vacinas durante o ano. Ele se lembra de um episódio que aconteceu quando estava deitado na cama e os braços começaram a coçar. “Coçava muito de noite e senti alguma coisa me molhando nos braços. Quando acendi a luz, vi que era sangue”, disse o garoto. Ele disse que foi a única vez que teve algo mais grave por conta das alergias.
E quando o menino resolve dar uma de moleque e abusar dos alimentos dos quais tem alergia, é a pequena Kathleen Carneiro, de 4 anos, que adverte o irmão. “Ela me belisca e me chuta para eu parar de comer”, disse Kevin, que reconhece o "cuidado" da irmã.
Kevin não pode comer chocolate (Foto: Inaê Teles/G1 PB)Nesta páscoa , o médico liberou que Kevin comesse
um pouco de chocolate meio amargo
(Foto: Inaê Teles/G1 PB)
Com Kathleen, Kevin se diverte com uma de suas brincadeiras favoritas: cozinhar. O menino é o chefe de cozinha de um restaurante imaginário que tem um cardápio bem especial, mas nele não entra chocolate. “Eu preparo hamburger, panquecas, pizza e milk shake”, contou Kevin sobre o cardápio do seu restaurante.
Para a Páscoa desse ano Kevin disse que já está ansioso para mais uma vez abrir o ovo de Páscoa, pegar o brinquedo e, desta vez, comer um pedaço da barra de chocolate meio amargo que foi liberado pelo médico e não causa alergia no garoto.
Especialista
O médico, especialista em alergias, Edson Petrucci, explicou que um anticorpo é responsável pelo controle das alergias. Se uma pessoa comer, por exemplo, chocolate e sentir algum tipo de reação é porque a taxa desses anticorpos subiu e acabou liberando uma série de reações que provocam, entre outras coisas, as coceiras.
Algumas pessoas que são alérgicas a determinados tipos de alimentos conseguem comer de maneira moderada sem sentir reação, porque a quantidade consumida não eleva a taxa do anticorpo que causa os sintomas conhecido como imunoglobuina E (IGE). "O bom mesmo é comer menos", disse o médico.
Segundo Edson Petrucci, a alergia a alimentos é uma doença genética e não tem cura. "Existem vacinas para manter os sintomas controlados, mas em meus pacientes não tenho obtido bons resultados", revelou
.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria