Mais de 200 candidatos às prefeituras da Paraíba não têm ensino superior





Dados do TSE, mostram que 288 candidatos têm ensino superior completo.
Na disputa pelas câmaras, alguns candidatos disseram ser analfabetos.

Do G1 PB

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 560 candidatos se registraram para disputar as eleições para as prefeituras das 223 cidades da Paraíba em outubro. Com relação ao grau de instrução, dados do órgão apontam que, do total desses concorrentes, mais de 200 não possuem o nível superior.

Ainda de acordo com o TSE, 288 candidato às administrações municipais declararam ter concluído o ensino superior e outros 45 estão cursando.
Conforme o TSE, 133 têm ensino médio completo, 16 possuem o nível incompleto. Existem ainda 36 candidatos com ensino fundamental completo. O Tribunal mostra ainda que mais de 40 postulantes têm baixo nível de instrução. Destes, 38 têm ensino fundamental incompleto e quatro declararam que apenas leem e escrevem.
Com relação aos que disputam o cargo de vice-prefeito, a situação se repete e a maioria dos candidatos têm nível superior completo, 214 no total. Já nos que estão na briga por vagas nas câmaras municipais grande parte tem apenas o ensino médio completo, eles são 4.034 .
Ainda no caso das disputa pelos Legislativos, um dado chama atenção: quatro candidatos se declararam analfabetos. A lei complementar 64/90, conhecida como ' Lei das inelegibilidades', determina que pessoas que não sabem ler e escrever são consideradas inelegíveis.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria