Diplomação de Cássio poderá ocorrer no mesmo dia em que a situação de Cássio for alterada no TRE-PB.

"De acordo com a assessoria do TRE-PB, o comunicado do TSE pode chegar a qualquer momento"



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), desembargador Manoel Monteiro, informou ao WSCOM Online que o órgão já está aguardando o comunicado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tomar as providências cabíveis com relação a diplomação do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) no Senado Federal. Monteiro disse que o TRE-PB não vai criar nenhum obstáculo para posse de Cássio.
De acordo com o desembargador, o comunicado do TSE pode chegar a qualquer momento.
O início da tarde desta quarta-feira (19) o ministro Joaquim Barbosa, relator do Recurso Extraordinário de Cássio no STF pedindo sua posse no Senado, rejeitou todos os agravos do PMDB e do senador Wilson Santiago (PMDB) e determinou a posse imediata do tucano.
Tramite para diplomação
De acordo com a Coordenação de Registros e Informações Processuais do TRE, a diplomação só pode acontecer após a comunicação do provimento do recurso extraordinário (RE 634250), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, o TRE-PB só poderá diplomar ofuturo senador Cássio Cunha Lima após haver essa comunicação.
Assim que o TSE for comunicado da decisão, o TRE será informado automaticamente do rito processual por meio eletrônico. Após a comunicação, o TRE-PB deverá alterar a situação de Cássio no Sistema de Registro de Candidatura (Cand). Ele passará de ‘candidato com registro indeferido com recurso” para “candidato deferido”.
Realizado esse procedimento, os votos (de Cássio) nulos se tornarão válidos e a diplomação deverá ocorrer num prazo curto. Um fonte do TRE informou ainda que devido à presença atuante da bancada jurídica do ex-governador junto ao tribunal, a diplomação poderá ocorrer no mesmo dia em que a situação de Cássio for alterada no TRE-PB.
Repercusão nas redes social
decisão  do Supremo Tribunal Federal de negar provimento aos agravos impetrados pelo ainda senador Wilson Santiago (PMDB) contra posse de Cássio Cunha Lima e determinar que o tucano seja empossado imediatamente, rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. O Twitter e o Facebook, as duas principais se tornaram uma espécie de termômetro para medir a importância dos assuntos que estão sendo discutidos nomundo.
Correligionários, eleitores e amigos de Cássio trataram de comemorar a decisão através da internet e minutos depois, a hasteg #CassioSenador, já estava entre as mais comentadas no twitter em todo país.
A maioria felicitando o futuro senador, mas há também pessoas protestando contra posse do político que teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei Complementar 135/2010 (Ficha Limpa).
Logo depois o nome de Wilson Santiago também passou a aparecer entre os assuntos mais comentados do Twitter. Em sua maioria, eram ainda os correligionários de Cássio com brincadeiras com o peemdebista.
Do WSCOM

0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria