Gestores do IFPB são capacitados com o curso Planejamento Estratégico

Gestores do IFPB são capacitados com o curso Planejamento Estratégico
O curso foi ministrado no Hotel Netuanah
Foi com o objetivo de sensibilizar os gestores sobre a importância do planejamento que a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Interiorização está promovendo desde segunda-feira, dia 10 de outubro, o Curso de Planejamento Estratégico. O encerramento será nessa sexta, dia 14.
O Curso está sendo realizado no Hotel Netuanah, localizado na Av. Cabo Branco em João Pessoa, e conta com a participação de Pró-Reitores, Diretores Sistêmicos, Diretores Gerais, Diretores de Ensino e Diretores Administrativos de todos os Campi do Instituto, ao todo são 44 participantes.
Segundo o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, o professor Antônio Carlos Gomes Varela, é necessário criar uma cultura de planejamento no IFPB. Principalmente porque o instituto está passando por um momento de crescimento, com a criação de novos campi.
Ele ressaltou que como fruto do curso será criada uma comissão que irá proceder com a análise do processo de planejamento. “Depois iremos definir qual será a metodologia a ser aplicada, com o intuito de ampliar o nível de participação da comunidade na elaboração do documento final que norteará o desenvolvimento da Instituição para os próximos dez anos”, explicou o Pró-Reitor.
Nesse primeiro momento, está sendo traçado o cenário atual do Instituto. “Estamos avaliando o que somos e o que fazemos e projetando o cenário futuro, o que queremos e onde desejamos chegar”, concluiu o professor Antônio Carlos Gomes Varela. Ele destacou que atualmente o IFPB é multicampi tem uma administração descentralizada e, portanto precisa adotar um novo modelo de gestão. O curso veio justamente dá o suporte de conhecimento para auxiliar os gestores na construção de um planejamento para este novo modelo de gestão.
Além de superar suas expectativas, a Diretora de Ensino do Campus Campina Grande, a professora Mary Roberta Marinho afirmou que “o curso está contribuindo substancialmente e possibilitando a integração dos diversos campi na preparação para a elaboração do Planejamento Estratégico do IFPB”.
SegunCurso de Planejamento Estratégicodo o Diretor de Administração e Planejamento do Campus Cajazeiras, o professor Guilherme de Avelar Régis, o curso forneceu o conhecimento das ferramentas necessárias à preparação de um Planejamento Estratégico. “Antes nós sabíamos ler e interpretar um plano, mas não tínhamos as ferramentas de como montar um”, afirmou Guilherme.
Para o Diretor Geral do Campus João Pessoa, o professor Joabson Nogueira, o curso está contribuindo para consolidar as propostas de administração. Já que para “caminhar em uma direção estabelecida, é preciso envolver a comunidade. E o nosso planejamento será construído em conjunto com a comunidade”. O professor Joabson destacou ainda que essa participação irá consolidar o compromisso da comunidade com o Instituto.
“O Planejamento Estratégico é um vetor de desenvolvimento que proporciona maior agilidade na gestão, descentralização das atividades, desconcentração do poder com distribuição de responsabilidades e compromissos”, afirmou o professor Antônio Gomes Varela. Ele informou que o curso é a primeira etapa do trabalho, que terá ações futuras para aproximar a comunidade do processo de construção do planejamento do IFPB.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria