Ivete Sangalo e sua história musical



Podemos resumir os 15 anos de carreira da cantora baiana Ivete Sangalo, como uma trajetória de muitas conquistas, prêmios e sucesso, que tomou conta do Brasil e se alastra pelo mundo. Considerada a cantora mais popular do país na atualidade, a líder de vendas na indústria fonográfica nacional deu os seus primeiros passos como a maioria dos artistas: cantando em barzinhos na noite.


Ivete Sangalo é uma estrela pop, nascida em Juazeiro, terra do ícone da Bossa Nova, João Gilberto. Em 2008, bateu o recorde mundial da venda de DVDs – foram 604 mil cópias. O campeão anterior era o grupo Nirvana, com 174 mil cópias vendidas do DVD“Unplugged in New York”. Depois, a cantora bateu seu próprio recorde. Seu DVD “MTV ao Vivo” (2004) vendeu mais de 700 mil cópias, o maior sucesso da Universal Music até hoje registrado no Brasil.

Atualmente esta ganhando na enquete  do Portal  GBC  com mais de 70% como a melhor Cantora do Brasil.

Ivete pertence a uma família musical, os San Galo MônicaCíntia JesusRicardo e Marcos,o irmão que morreu atropelado em Salvador quando Ivete tinha 16 anos. Um ano antes, morrera seu pai, Alsus Almeida de San Galo, de infarto. O pai era joalheiro e sem sua presença, a família tinha que batalhar o sustento. Ivete era modelo, trabalhava numa loja e era famosa por distribuir em Salvador as marmitas preparadas por sua mãe, Dona Maria Ivete, em um carro velho que vivia quebrando. Aos 17 anos, apresentou-se num bar em Ondina levada por sua irmã Mônica. Não parou mais. Fez shows no interior da Bahia e em Pernambuco. Um dia foi fazer um show no município de Morro do Chapéu. Lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva. Ele a convidou para ser vocalista da Banda Eva.
O disco de estréia vendeu mais de cinco milhões de cópias. A banda lançaria seis álbuns. E quem presenciou antes Ivete distribuir quentinhas pelas ruas de Salvador agora a via chegar sobre um trio elétrico que levava à loucura os fãs do Carnaval baiano.

Banda Eva produziu hits como “ArerꔓPegue Aí”, “Beleza Rara” e “Flores”. Em 1997 a banda entrou para a história da música popular brasileira, pois o álbum “Banda Eva ao Vivo” vendeu mais de 2 milhões de cópias. A banda chegava a fazer 30 shows por mês e Ivete era o centro das atenções, com sua voz potente, levemente rouca e animação à toda prova.

A carreira solo começou depois do Carnaval baiano de 1999, o último da cantora em frente à Banda Eva. Seu primeiro álbum, “Ivete Sangalo” (1999) vendeu mais de 100 mil cópias. O hit “Se Eu Não te Amasse Tanto Assim” (de Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle) era o carro chefe e se transformou em single.

O segundo álbum foi “Beat Beleza”, com a mesma fórmula: axé, músicas românticas e pop. O single desta vez foi “A Lua Que eu Te Dei”. A música “Balanço Black” conta com a participação especial de Gilberto Gil. A cantora de axé music começa a ser reconhecida como um grande sucesso da MPB.

O álbum “Festa” (2001) consolidou esta tendência, com a música-título que se transformou em hino do pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol. Ivete já flertava com o mercado internacional, pois fez um dueto com o cantor norte-americano Brian McKnight. Este disco contava com a participação do guitarrista Davi Moares, que acabararia se casando com Ivete, relacionamento que durou até 2004.

Sucedem-se então fenômenos de venda: “Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso” ( 2003), com o hit “Sorte Grande”, popularmente conhecida como “Poeira”, a música mais executada deIvete nas rádios até hoje; no mesmo ano, ela grava seu primeiro álbum-solo ao vivo, “MTV ao Vivo”, gravado do estádio Fonte Nova, em Salvador, para mais de 60 mil pessoas. De show participaramDaniela Mercury Margareth MenezesGilberto GilTatau do Ara KetuSandy e Júnior e Davi Moraes. O álbum foi lançado em CD e DVD em maio de 2004 e trata-se do DVD mais vendido da Universal Music no Brasil.

O ano de 2004 foi especial para a cantora. Ela atingiu notoriedade internacional após sua participação no Rock in Rio Lisboa. O álbum “As Super Novas” (2005) teve tiragem inicial de 650 mil cópias e teve vários hits: “Abalou Poder”“Soy Loco Por Ti America” (regravação de Gilberto Gil), a romântica“Quando a Chuva Passar”.

De 2005 a 2009, Ivete Sangalo se consolidou como estrela pop e empresária, dona da Caco de Telha Produções Artísticas, cuja primeira ação foi trazer a cantora pop Beyoncé ao Brasil. Lançou também uma linha de roupas em parceria com a rede de lojas Riachuelo.

Mas continua cuidando da carreira. Em 2009, grávida, lançou o CD e DVD “Pode Entrar: Multishow Registro”, gravado no estúdio de sua casa em Salvador, com participação de Maria Bethânia,Carlinhos BrownLulu SantosMarcelo Camelo (Los Hermanos) e Mônica San Galo, irmã da cantora.

Em 2009, recebeu quatro indicações ao Grammy Latino: Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro (“Pode Entrar”), Melhor Vídeo Musical, Melhor Canção Brasileira (“Agora Eu Já Sei”) e Melhor Álbum Infantil ( por “Veveta e Saulinho – A Casa Amarela”, o 9º álbum da cantora, gravado em 2008 com o cantor Saulo Fernandes, atual vocalista da Banda Eva).

Também gravou seu terceiro DVD ao vivo no Madison Square Garden, em Nova York, uma megaprodução a ser lançada em dezembro de 2010, com participações especiais de Seu Jorge,Nelly Furtado, o astro colombiano Juanes, Diego TorresWisin & Handel e James Morrison.

Parece que Ivete sangalo será também pop star no cenário digital: sua música “Berimbau Metalizado” foi o primeiro single brasileiro a receber a certificação de outro, com 50 mil downloads digitais.

CARREIRA
CDs solo gravados

Ivete Sangalo (1999)
Beat Beleza (2000)
Festa (2001)
Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso (2003)
As Super Novas (2005)
Veveta e Saulinho – A Casa Amarela (2008)
Pode Entrar: Multishow Registro (2009)

Álbuns ao vivo

MTV ao Vivo: Ivete Sangalo (2004)
Multishow ao Vivo: Ivete no Maracanã
Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden (2010)
Coletâneas

Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim (2002)
A Arte de Ivete Sangalo (2005)
Novo Millennium: Ivete Sangalo (2005)
O Melhor de Ivete Sangalo (2006)
Sem Limite (2008)
Perfil: Ivete Sangalo (2008)
Duetos (2010)

DVDs

MTV Ao Vivo: Ivete Sangalo (2004)
Multishow ao Vivo: Ivete no Maracanã (2007)
Pode Entrar: Multishow Registro (2009)
Duetos (2010)
Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo do Madison Square Garden (2010)
Participações em TV

1998 – Planeta Xuxa (apresentadora durante a licença maternidade de Xuxa)
2000 – Brava Gente
2005 – Estação Globo (apresentadora de programa de auditório musical)
2005 – América (telenovela)
2007 – Paraíso Tropical (telenovela)
2009 – Casseta e Planeta

Participações no cinema

1998 – Simão O Fantasma Trapalhão
2006 – Xuxa Gêmeas
2010/2011 – Ivette Stellar e a Pedra da Luz (voz)

VIDA PESSOAL
-"Lá vai madeiraaa!" – esse é o grito de Ivete Sangalo quando coloca na rua seu bloco para agitar o Carnaval baiano. Vê-la sobre o ônibus, na verdade uma empresa rentável, é uma experiência: como uma pop star pode se comportar no Brasil? Seu trio, o Maderada, é um dos mais rentáveis de Salvador, cidade que já entrou para a rota de turnês internacionais de artistas graças à empresa Caco de Telha Produções Artísticas, onde trabalham todos os familiares de Ivete.

Seu pai e sua mãe, Maria Ivete, falecida em 2001, faziam serestas em Juazeiro e vários de seus irmãos se dedicam à musica, embora sem o sucesso de Ivete – difícil de se comparar a qualquer artista brasileiro da atualidade.

Poucos se lembram, mas ela já namorou Luciano Huck no início da carreira-solo, antes de se casar de véu e grinalda em 2001 com o guitarrista Davi Moraes, filho de Moraes Moreira e ex-marido deMarisa Monte. O relacionamento durou até o fim de 2004.

Em 2008, namorou o empresário Felipe Simão. No mesmo ano, em outubro, Ivete Sangalo perdeu um bebê na sexta semana de gravidez, O pai era seu atual namorado, Daniel Cady. Um ano depois, em 2 de outubro de 2009, nasceu seu primeiro filho Marcelo San Galo Cady.



Ivete Sangalo em FlorianópolisSanta Catarina no Folianópolis.


Ivete no anúncio de Salvador como cidade-sede daCopa do Mundo de 2014, no estádio do Barradão, estádio do Esporte Clube Vitória, time do qual é torcedora 

0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria