Santiago recorre no STF para tentar barrar posse de Cássio no Senado

Wilson Santiago ingressou com um mandado de segurança no Supremo.
Ele quer impedir a posse de Cunha Lima na vaga paraibana do Senado.

Do G1 PB

Wilson Santiago (PMDB-PB) ingressou nesta terça-feira (8) com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal onde ele contesta a decisão da Mesa Diretora do Senado Federal que determinou a posse de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) como senador pela Paraíba. A relatoria do processo ficou com o ministro Celso de Mello. O tucano vai ocupar no Congresso a vaga que estava com Santiago desde o dia 1º de fevereiro.
saiba mais

Santiago anunciou que iria recorrer ainda manhã de segunda-feira (7) logo após o Senado marcar a cerimônia de posse de Cássio para esta terça-feira. Ele alega que a Mesa Diretora tinha de lhe dar um prazo para apresentação de defesa em vez de marcar a posse imediata do ex-governador da Paraíba.
Segundo Wilson Santiago, o Senado não respeitou o seu amplo direito de defesa. “Sou afastado depois de um ato jurídico perfeito sem que pudesse me defender”, disse o peemedebista. Para ele, a Mesa Diretora deveria ter "respeitado o rito processual", que prevê prazo para apresentação de defesa e recursos.
A esperança de Santiago é a de que o ministro Celso de Mello lhe concede uma liminar antes das 18h (horário de Brasília) para que assim a posse de Cássio seja impedida. Ele também tem um recurso no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba onde contesta a diplomação do ex-governador do Estado como senador.
Candidato mais votado na disputa para o Senado em 2010, Cunha Lima teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com base na Lei da Ficha Limpa. Ele foi considerado "ficha suja" porque teve seu mandato de governador cassado em 2008, por abuso de poder econômico e político durante as eleições de 2006 quando foi reeleito. Com a diplomação concedida pelo TRE, o tucano solicitou ao Senado o direito de tomar posse.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria