Retrospectiva 2011 - Mês: Dezembro

Lupi é mais um ministro que cai no governo Dilma, já são sete
Carlos Lupi não resistiu à pressão após denúncias de corrupção e deixou o cargo. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Lupi foi alvo de diversas denúncias nas últimas semanas, como a de se beneficiar de convênios irrelugares do seu ministério com ONGs, a de ter trabalhado como "funcionário fantasma" na Câmara de Deputados e a de ter viajado em um jatinho de propriedade de Adair Meira, dirigente da ONG Pró-Cerrado, que possui convênios com o ministério.
O ministro defendeu-se das acusações e disse que renunciou para evitar que o "ódio das forças conservadoras do país" atinjam o governo. Ele também se disse vítima de perseguição política e pessoal.
Confira abaixo a íntegra da nota de Lupi, divulgada pelo Ministério do Trabalho neste domingo:
"Tendo em vista a perseguição política e pessoal da mídia que venho sofrendo há dois meses sem direito de defesa e sem provas; levando em conta a divulgação do parecer da Comissão de Ética da Presidência da República – que também me condenou sumariamente com base neste mesmo noticiário sem me dar direito de defesa - decidi pedir demissão do cargo que ocupo, em caráter irrevogável."
"Faço isto para que o ódio das forças mais reacionárias e conservadoras deste país contra o Trabalhismo não contagie outros setores do Governo."
"Foram praticamente cinco anos à frente do Ministério do Trabalho, milhões de empregos gerados, reconhecimento legal das centrais sindicais, qualificação de milhões de trabalhadores e regulamentação do ponto eletrônico para proteger o bom trabalhador e o bom empregador, entre outras realizações."
"Saio com a consciência tranquila do dever cumprido, da minha honestidade pessoal e confiante por acreditar que a verdade sempre vence."

Dilma

A presidente Dilma Rousseff agradeceu à colaboração de Lupi no governo.
Em nota ela disse que o ministro apresentou "em caráter irrevogável" sua demissão.
"A Presidenta agradece a colaboração, o empenho e a dedicação do ministro Lupi ao longo de seu governo e tem certeza de que ele continuará dando sua contribuição ao país", afirma a nota divulgada pela Presidência.
O secretário-executivo do ministério, Paulo Roberto dos Santos Pinto, assumiu a pasta interinamente.
Do BBC Brasil

Empate com o Palmeiras dá o título do Brasileiro de 2011 ao Corinthians
Jogadores do Corinthians comemoram o pentacampeonato brasileiro Foto: Leonardo Soares
Jogadores do Corinthians comemoram o pentacampeonato brasileiroLEONARDO SOARES
SÃO PAULO - Corinthians campeão! Não veio com vitória, nem mesmo com algum gol, mas a Fiel torcida não se importou nem um pouco. O Corinthians empatou em 0 a 0 com o Palmeiras no Pacaembu neste domingo e garantiu o título brasileiro de 2011 - o quinto de sua história (foi campeão ainda em 90, 98, 99 e 2005). Em um jogo tenso, com poucas chances de gol e quatro expulsões, a festa começou antes mesmo do apito final, com a confirmação de que o Vasco apenas empatou com o Flamengo no Engenhão.
Na comemoração, Adriano, que não chegou a entrar na partida, mostrou a ser sinceridade ao responder se a festa seria regada a suco de laranja.
- Não, não, hoje é cerveja mesmo!
Personagem importante do Timão na conquista - mas suspenso da partida final pelo STJD -, Emerson chegou ao seu terceiro título nacional seguido. Ele foi campeão com o Flamengo em 2009 e com o Fluminense em 2010, inclusive marcando o gol do título na vitória sobre o Guarani.
Com o Pacaembu lotado, o jogo teve um minuto de silêncio emocionante em homenagem a Sócrates. Todos os jogadores do Corinthians, inclusive os do banco de reservas, repetiram o gesto eternizado pelo ídolo da Fiel, com o braço direito levantado. Com a bola rolando, quem esperava um clássico emocionante se decepcionou. O jogo ficou devendo muito, principalmente porque o Corinthians entrou mais preocupado em cozinhar a partida e segurar o empate.
O Palmeiras teve mais posse de bola, controlou as ações, mas faltou qualidade na hora de criar as jogadas. Na única vez em que chegou com perigo, aos 45, o Corinthians foi mais efetivo e quase marcou com Liédson após lance em que William ficou pedindo pênalti. Enquanto isso, do Rio vinha a notícia que o Vasco vencia o Flamengo por 1 a 0. Se levasse um gol do Palmeiras, o Corinthians via o sonho do penta ir por água abaixo.
O Corinthians voltou do intervalo com mais iniciativa e com menos de um minuto William já tinha exigido dfesa de Deola. A situação do Palmeiras ficou ainda pior aos dois minutos, quando Valdívia entrou de forma forte em Jorge Henrique e foi expulso. A festa da Fiel ficou completa quando Renato Abreu empatou para o Flamengo no Engenhão.
Porém, mesmo com um a mais em campo o Timão não conseguiu se impor. Até passou a ter mais posse de bola, mas não foi efetivamente superior, mantendo a tática de gastar o tempo. Sem aproveitar a superiodade numérica, o Corinthians ainda teve Wallace expulso aos 28 minutos após entrada dura. Pouco antes, o Palmeiras quase tinha aberto o placar, quando Fernandão acertou a trave em cabeçada. No rebote, Luan chutou para fora, perdendo outra grande chance.
O fim de jogo foi tenso. Jorge Henrique ficou protegendo a bola na lateral e deu chutes no ar, imitando Valdívia. Os jogadores do Palmeiras não gostaram e a confusão começou. Depois de alguns minutos com o jogo parado, o árbitro Wilson Seneme expulsou Leandro Castán e João Vitor. Do Rio, veio a notícia que fez o Pacaembu explodir: Vasco e Flamengo empataram em 1 a 1, garantindo o título para o Timão. A festa se espalhou pelas arquibancadas e pelo banco de reservas do Corinthians. Foi só esperar o apito final para começar a celebração também no gramado. Corinthians, campeão brasileiro de 2011, pentacampeão nacional.
CORINTHIANS 0 X 0 PALMEIRAS
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Renda e público: R$ 1.326.367,00 / 36.708 pagantes
Cartões amarelos: Alex, Jorge Henrique, Alessandro, Chicão (COR); Patrik, Leandro Amaro, João Vitor (PAL)
Cartões vermelhos: Valdivia, 2'/2ºT (PAL); Wallace, 28'/2ºT (COR); João Vitor, 45'/2ºT (PAL); Leandro Castán, 45'/2ºT (COR)
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Wallace, Paulinho, Alex, Jorge Henrique (Moradei, 48'/2ºT), Willian (Chicão, 30'/2ºT) e Liedson (Edenílson, 40'/2ºT). Técnico: Tite.
PALMEIRAS: Deola; Cicinho (Maikon Leite, 25'/2ºT), Leandro Amaro, Henrique e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Valdivia, Patrik (João Vitor, 8'/2ºT), Luan e Ricardo Bueno (Fernandão, 12'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Do Globo

Após 13 anos no jornal Nacional, Fátima Bernardes anúncia saída para programa individual
Fátima Bernardes e Parícia Poeta
As jornalistas participaram de uma entrevista coletiva em clima de amizade
A Rede Globo anunciou, na manhã desta quinta-feira (1º), a saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional. A jornalista ganhará um novo programa, que ainda não teve o formato divulgado. A notícia gerou uma verdadeira dança das cadeiras na emissora. Patrícia Poeta, atual apresentadora do Fantástico, vai ficar no lugar da esposa de William Bonner e Renata Ceribelli vai apresentar o programa dos domingos ao lado de Zeca Camargo e Tadeu Schmidt.

A informação foi confirmada pelo diretor geral de Jornalismo e Esporte da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder. Ele afirmou que, em abril, Fátima mostrou uma proposta formal para um novo programa que foi aprovada com louvor. Sobre as mudanças, o diretor disse que acredita na competência de cada uma das escolhidas. "Este é um processo normal de evolução e renovação do jornalismo da Globo. As três construíram carreiras sólidas aqui na TV e chegaram aonde chegaram por mérito. Com certeza, terão grande sucesso em suas novas funções", afirmou.

Essa pode ser uma estratégia da Globo para melhorar a audiência matinal da emissora. Ultimamente eles tem perdido constantemente para a Rede Record, que exibe “Balanço Geral”, “SP no Ar”, “Fala Brasil” e “Hoje em Dia” durante a manhã. Nos primeiros oito meses do ano, no período matutino (entre 7 horas e 11h59) a Record cresceu 2%, enquanto a Globo sofreu uma queda de 13%.
 
Fátima Bernardes confessou que o novo programa é a realização de sonho, mas não pode dar muitas informações sobre ele. "O que eu posso adiantar é que eu continuarei com funções jornalísticas. Esse programa não é parecido com nenhum outro que está no ar", revelou. A jornalista também disse que já existe uma pequena equipe trabalhando na produção, mas que, com sua saída do JN, o ritimo será acelerado. Sobre questões estratégicas, como cenário, horário ou dia de exibição, ela afirmou que não poderia dar detalhes.

Patrícia Poeta também se pronunciou sobre as mudanças. A jornalista, que apresenta o Fantástico há cinco anos, disse que não esperava o convite, mas está contente com o novo capítulo de sua vida profissional. "Estava totalmente concentrada em meus novos projetos para o Fantástico em 2012. Também fiquei muito feliz ao saber do passo que Fátima está dando. É uma mudança que nos deixa, eu e Fátima, muito felizes", afirmou.

A substituta de Patrícia, Renata Ceribelli, acredita que suas várias participações à frente do programa podem ter influenciado na escolha. "Estou muito feliz com o convite e o desafio que tenho pela frente", disse.

De acordo com um comunicado publicado pela emissora em seu site oficial, a Fátima apresentará o JN ate segunda-feira (5), quando haverá uma edição especial. Na ocasião Poeta será chamada à bancada por ele e William, que também é editor-chefe do jornal. No programa serão exibidos vídeos sobre a carreira das duas jornalistas.

No domingo (4), Patrícia apresentará o Fantástico normalmente. Sua despedida oficial será apenas no dia 11, quando voltará ao cenário para entregar o posto a Renata


0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria