Retrospectiva 2011 - Mês: Maio

Homem mais procurado do mundo, Osama Bin Laden é morto durante operação americana




Obama lê o anúncio da morte de Bin Laden para os fotógrafos, na Casa Branca, após ter falado para a TV. Foto: AP
Osama Bin Laden, líder da organização terrorista Al-Qaeda, foi morto na noite de domingo (madrugada desta segunda-feira no Brasil) em uma troca de tiros contra forças do Exército americano na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, capital do Paquistão. A notícia foi confirmada pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que, em pronunciamento televisionado na Casa Branca e se dirigindo às famílias que perderam seus entes queridos, disse que "a justiça foi feita".
"A morte de Bin Laden assinala a conquista mais significativa até a data do esforço de nossa nação para derrotar a Al-Qaeda", afirmou Obama. O terrorista foi morto com um tiro na cabeça e enterrado no mar.
A morte de Bin Laden, cérebro dos ataques de 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas, em Nova York, havia sido antecipada pelo jornal The New York Times e pela emissora CNN, e centenas de pessoas se concentraram na frente da Casa Branca, em Washington, para comemorar. Com gritos de alegria e cânticos patrióticos, os cidadãos esperaram diante da residência a confirmação oficial da morte de Bin Laden.
Obama afirmou que, logo após tomar posse, ordenou que a CIA tornasse prioridade o abate ou a captura de Bin Laden. "Na semana passada, eu determinei que tínhamos inteligência suficiente para agir, e autorizei uma operação para obter Osama bin Laden e trazê-lo à justiça", disse o presidente americano, que assumiu a direção da operação desta madrugada e acrescentou que nenhum soldado americano havia sido abatido no confronto.
O presidente dos Estados Unidos negou que seu país esteja empreendendo uma guerra contra o Islã. "Eu deixei claro, assim como o presidente Bush fez logo após o 11 de setembro, que a nossa guerra não é contra o Islã. Bin Laden não era um líder muçulmano, ele era um assassino em massa de muçulmanos. Na verdade, a Al-Qaeda tem abatido dezenas de muçulmanos em muitos países, inclusive a nossa. Assim, sua morte deve ser saudada por todos que acreditam na paz e dignidade humana", afirmou.
"Vitória para os Estados Unidos"
O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush afirmou que a morte do terrorista mais procurado do mundo é uma vitória para o país, "para as pessoas que buscam a paz em todo o mundo, e para todos que perderam entes queridos em 11 de setembro de 2001". A exemplo de Obama, ele expressou o sentimento de que a justiça foi cumprida. "A luta contra o terror continua, mas, esta noite, os Estados Unidos enviaram uma mensagem inconfundível: não importa o quanto demore, a justiça será feita". Outro ex-presidente do país, Bill Clinton disse que este é um momento "profundamente importante para as pessoas de todo o mundo que buscam um futuro comum de paz e liberdade".
Minutos depois do pronunciamento de Obama, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, assegurou que a morte de Osama bin Laden é uma "vitória muito importante" para os Estados Unidos e expressou esperança de que a notícia traga um pouco de alento para quem perdeu seus entes queridos nos ataques de 11 de setembro de 2001. O prefeito afirmou em comunicado que a morte de Bin Laden "não diminui o sofrimento sofrido pelos nova-iorquinos e pelos americanos, mas é uma vitória muito importante para nossa nação". "Sua morte é uma homenagem aos milhões de homens e mulheres em nossas forças armadas e outros lugares que lutaram tão duro por nossa nação", assegurou.
Colaboração paquistanesa
As autoridades paquistanesas negaram, ao longo das buscas por Bin Laden, que o terrorista estivesse refugiado no país. Um outro possível reduto do líder da Al-Qaeda seria no próprio Afeganistão. No pronunciamento desta segunda-feira, Barack Obama tratou de afastar problemas diplomáticos entre os países, afirmando que o auxílio do Paquistão havia sido fundamental para a operação que culminou na morte de Bin Laden.
O primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, qualificou a operação militar americana como "grande triunfo contra o "terrorismo". No comunicado, o governo do país ressalta que o "Paquistão interpretou um papel significativo nos esforços para eliminar o terrorismo" e que nesse empenho mantém uma relação fluente com vários serviços de inteligência, "entre eles os dos Estados Unidos".
Do Terra
Nos pênaltis, Flamengo bate o Vasco e é campeão carioca invicto
Ronaldinho e seus companheiros erguem a taça de campeão Carioca - Marcos de Paula/AEO Flamengo é o campeão carioca de 2011. Na noite deste domingo, o time rubro-negro venceu o Vasco nos pênaltis por 3 a 1, após um morno empate sem gols, e assegurou o título da Taça Rio, segundo turno do Estadual. Como já vencera a Taça Guanabara, a primeira parte da competição, a agremiação da Gávea ficou com a taça de forma antecipada, sem a necessidade de uma decisão.
O Flamengo ampliou a vantagem de títulos estaduais e agora soma 32 conquistas, contra 30 do Fluminense. Foi a oitava conquista da Taça Rio por parte do clube da Gávea.
O resultado premiou a melhor campanha do Flamengo durante a competição. Em 19 partidas no Estadual deste ano, o time de Ronaldinho conquistou 12 vitórias e 7 empates, sendo insuperável no Rio de Janeiro. Aliás, a agremiação rubro-negra soma 24 duelos de invencibilidade nesta temporada de 2011.
E o Flamengo, que não perde esse tipo de disputa há oito anos, voltou a mostrar competência. Na disputa, o clube comandado por Vanderlei Luxemburgo perdeu apenas uma cobrança, ao passo que o Vasco chutou três bolas para fora. Assegurando mais um título estadual para a agremiação mais popular do País.
O jogo
A partida começou muito truncada com os dois times fazendo muitas faltas. O primeiro lance de ataque foi armado pelo Vasco aos 7min quando Allan foi lançado pela direita e cruzou para a entrada de Alecsandro mas o goleiro Felipe se antecipou e fez a defesa.
No time do Flamengo, Ronaldinho Gaúcho ficava aberto pela esquerda enquanto Thiago Neves e Botinelli tentavam armar o jogo. E o Vasco mostrava mais ímpeto ofensivo e aos 9min, Felipe Bastos, da intermediária, tentou encobrir o goleiro rubro-negro que estava adiantado mas a bola encobriu o travessão.
Aos 11min, o Vasco perdeu a primeira chance real. Diego Souza recebeu nas costas da zaga e cruzou, a zaga rebateu mal e a bola sobrou para Eder Luís que entrava livre, mas o atacante cruzmaltino concluiu de forma bisonha para frustração da torcida do Flamengo.
O time de São Januário continuava mais bem postado em campo, mantendo Diego Souza e Alecsandro pressionando a saída de bola dos zagueiros rubro-negros. O primeiro chute a gol do Flamengo só aconteceu aos 20min em chute longo de Galhardo que passou perto da trave direita de Fernando Prass.
Durante a parada técnica, o técnico Vanderlei Luxemburgo tentou consertar o lado esquerdo da defesa da equipe rubro-negra que estava permitindo espaços aos atacantes adversários. Aos 22min, o Flamengo teve sua primeira oportunidade. Ronaldinho Gaúcho cobrou falta pelo lado esquerdo e Thiago Neves, inteiramente livre na entrada da pequena área, cabeceou para fora.
O time rubro-negro criou grande jogada aos 25min e quase marcou. Ronaldinho serviu a Deivid, que rolou para Botinelli completar mas Fernando Prass praticou grande defesa evitando o primeiro gol. O Vasco respondeu com um chute de Felipe que não levou perigo para o goleiro Felipe.
Uma saída errada do Flamengo quase provocou o gol do Vasco mas o chute de Felipe passou bem perto da trave esquerda. Aos 33min foi a vez do goleiro Felipe sair para abafar a jogada confusa dentro da sua área. Aos 40min, Felipe tinha a bola dominada fora da área mas Ronaldinho Gaúcho roubou a bola e bateu de primeira mas a bola saiu.
Aos 43min, Ramon cruzou da esquerda e Diego Souza, entre os dois zagueiros do Flamengo, cabeceou nas mãos do goleiro Felipe quando tinha tudo para marcar no último lance importante do primeiro tempo.
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo e foi do Vasco quando Alecsandro fez embaixadinhas na entrada da área e chutou mas Felipe defendeu sem dificuldades. Aos 2min, Botinelli foi derrubado na entrada da área. Ronaldinho Gaúcho encobriu a barreira mas Fernando Prass fez grande defesa, espalmando para escanteio.
O Vasco continuava marcando na intermediária e deixando Alecsandro e Eder Luís na frente. Aos 11 min, Eder Luís cruzou com perigo mas a defesa rubro-negra impediu que a bola chegasse ao atacante Alecsandro que espera o lançamento na área.
Vanderlei Luxemburgo trocou o meia Botinelli, que saiu indignado, pelo volante Fierro para ajudar na proteção aos zagueiros. O ritmo do segundo tempo era mais lento do que o da etapa inicial com os dois times mais preocupados com a marcação do que com o ataque. Ronaldinho e Thiago Neves participavam do jogo de forma discreta, enquanto Deivid errava todos os lances em que se envolvia.
Ricardo Gomes trocou o ineficiente Diego Souza pelo jovem Bernardo cujo nome vinha sendo gritado pela torcida. E Bernardo já entrou colocando fogo no jogo e fez o goleiro Felipe fazer grande defesa aos 25 minutos. Aos 27min, Ronaldinho Gaúcho pisou no zagueiro Anderson Martins na frente do árbitro que ignorou o lance desleal do jogador rubro-negro.
Com a entrada de Bernardo, o Vasco aumentou a pressão e Dedé, em cobrança de escanteio, quase marcou. Aos 33min, Wanderley fez ótimo passe para Thiago Neves que chutou errado, sem qualquer perigo para a defesa vascaína. No minuto seguinte, um erro de passe deu ao Flamengo a chance de abrir o marcador mas Renato errou o chute e a defesa aliviou.
Aos 40min, Élton entrou no lugar de Eder Luís que se sentiu mal.E aos 45min, após cobrança de escanteio, Thiago Neves pegou de primeira mas a bola passou rente à trave de Fernando Prass. E antes de terminar a partida, Willians e Allan discutiram de forma áspera e foram expulsos de campo.
FICHA TÉCNICA
Vasco 0 (1) x (3) 0 Flamengo
Vasco
Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis (Elton) e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes
Flamengo
Felipe; Galhardo (Fernando), Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Renato Abreu, Bottinelli (Fierro) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Wanderley). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões Amarelos
Vasco: Fellipe Bastos, Alecsandro, Élton e Bernardo
Flamengo: Bottinelli, Rodrigo Alvim, Galhardo e Deivid
Cartões Vermelhos
Vasco: Allan
Flamengo: Willians
Árbitro
Luis Antônio Silva dos Santos
Local
Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Do Terra Com informações da Gazeta Esportiva

Santos vence o Corinthians e é bi-campeão Paulista

Arouca e Neymar, os autores dos gols que deram o título ao Santos. Foto: Michel FilhoAgência O Globo

Arouca e Neymar, os autores dos gols que deram o título ao Santos. Foto: Michel FilhoAgência O Globo
RIO - O Santos venceu o Corinthians por 2 a 1 na Vila Belmiro, na tarde deste domingo, e se sagrou bicampeão paulista. Como o primeiro jogo havia sido 0 a 0, quem ganhasse ficaria com o título. Arouca e Neymar marcaram para os donos da casa e Moraes diminuiu.
O Santos começou pressionando, com 71% de posse de bola nos dez primeiros minutos de jogo e abriu o placar logo aos 16 minutos. Léo tocou para Zé Eduardo livre na área. O atacante girou e passou para Arouca, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol e marcar o seu primeiro com a camisa santista. Quinze minutos depois, o volante pegou o rebote de um cruzamento de Elano e mandou uma bomba na trave.
Neste momento do jogo, eram cinco finalizações dos donos da casa contra apenas uma do Corinthians. O Santos dominou todo o primeiro tempo e perdeu uma boa chance de ampliar o placar com Alan Patrick, que chutou para fora aos 39. Logo depois, o Corinthians respondeu com uma boa cobrança de falta de Chicão.
Logo no início do segundo tempo o Santos quase ampliou, mas o juiz anulou corretamente o gol impedido de Alan Patrick. O Corinthians voltou melhor e conseguiu segurar mais a posse de bola. O jogo seguiu sem grandes chances de gol para ambos os times. Aos 38, o Santos ampliou. Neymar recebeu de Zé Eduardo e chutou fraco, o goleiro Julio Cesar não segurou e a bola entrou devagarinho. Pouco depois, o Corinthians ainda diminuiu. Moraes recebeu na esquerda e cruzou fechado para a área. SANTOS 2 X 1 CORINTHIANS
Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: David Botelho Barbosa (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)
Cartões amarelos: Elano, Pará, Neymar (SAN); Chicão, Fábio Santos, Liedson (COR)
GOLS: Arouca, 16'/1ºT (1-0); Neymar, 39'/2ºT (2-0); Morais, 41'/2ºT (2-1)
SANTOS: Rafael, Jonathan (Pará, 20'/1ºT), Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro, 27'/2ºT); Adriano, Arouca, Elano e Alan Patrick (Rodrigo Possebon, 34'/2ºT); Neymar e Zé Love. Técnico: Muricy Ramalho.
CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Ramírez, 20'/2ºT), Bruno César (Morais, 23'2ºT) e Jorge Henrique; Dentinho (Willian, intervalo) e Liedson. Técnico: Tite.


Do O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria