Retrospectiva 2011 - Mês: Setembro

Com aval do TSE, Kassab comemora o nascimento do PSD
Decisão do TSE permite que PSD dispute eleições em 2012. Foto: Carlos Humberto/Asics/TSE/Divulgação
O prefeito de São Paulo e idealizador do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, comemorou  a sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ratificou o registro de seu partido nesta terça-feira. "Nasceu o PSD! Parabéns a todos os brasileiros que participaram das diversas etapas da sua criação", afirmou. "Cumprimento a Justiça Eleitoral brasileira por sua eficiência e seriedade", disse, em outra postagem.
Por seis votos a um, o TSE concedeu o registro à legenda capitaneada por Kassab nesta noite. A decisão autoriza que a sigla possa apresentar candidatos nas eleições municipais do próximo ano.
Para a criação de um partido político, além de um requerimento de registro com pelo menos 101 fundadores espalhados por nove estados do País, cada futura agremiação que tem de apresentar, também em nove estados, 491.643 assinaturas com o aval de eleitores - quantidade que equivale a 0,5% dos votos válidos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados. A legislação estabelece o dia 7 de outubro como data limite para a concessão do registro a um partido que pretenda disputar o processo eleitoral do próximo ano.
O julgamento sobre o pedido de registro do PSD foi iniciado na última quinta-feira, quando a relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, apresentou uma "saída matemática" para provar que, mesmo que parte das assinaturas apresentadas pela futura legenda possa conter fraudes, ainda assim a sigla conseguiu cumprir o número mínimo de cerca de 490 mil apoiamentos.
De acordo com ela, com base na Teoria dos Conjuntos, no "quadro mais desfavorável" de duplicidade, se fossem descontadas do universo de apoiamentos consolidados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) as certidões das zonas eleitorais com as assinaturas dos eleitores, sobrariam menos nomes, mas ainda assim não haveria mais risco de fraude. Por essa tese, 27.660 assinaturas de apoio teriam de ser anuladas, mas o PSD continuaria com o mínimo de apoiamentos necessários para a obtenção do registro.
Do Terra
Brasil conquista o Superclássico das Américas em cima da Argentina
O Brasil é campeão do Superclássico das Américas. Na noite desta quarta-feira, a Seleção venceu por 2 a 0 a Argentina no Estádio do Mangueirão, em Belém. Como havia empatado em 0 a 0 no primeiro jogo, em Córdoba, o time de Mano Menezes ficou com o título da competição, uma reedição da antiga Copa Rocca.
Foto: Antonio Scorza, AFP
Foto: Antonio Scorza, AFP
Os gols foram marcados todos no segundo tempo. Lucas marcou aos oito e Neymar fez aos 30. O atacante do Santos é o artilheiro da Era Mano Menezes, com sete gols.
Foi a primeira vitória do Brasil sobre uma equipe grande com o treinador após derrotas para a Argentina, em 2010, França e Alemanha, e empates com a Holanda e a própria Argentina, diminuindo a pressão sobre Mano. Com o ex-técnico gremista, a Seleção chegou ao seu oitavo triunfo em 16 jogos.
No dia sete de outubro, o Brasil enfrenta a Costa Rica, às 23h (horário de Brasília) no Estádio Nacional em San José, na Costa Rica.
O jogo
Logo no início da partida, o Brasil já deu indícios de que buscaria a vitória em cima da Argentina e amenizar as desconfianças sobre o time canarinho. Nos primeiros minutos, tentou impor o seu futebol. A Seleção tinha a maior posse de bola e trocava passes no campo de ataque. No entanto, a equipe não conseguia traduzir em arremates e não levava perigo ao gol de Orión.
O primeiro chute a gol ocorreu aos 12 minutos. Neymar girou na frente da área. O craque do Santos chutou forte, no canto esquerdo do goleiro argentino, que realizou bela defesa. Quatro minutos depois, Lucas driblou Desábato. O garoto tentou prosseguir na jogada, mas acabou caindo na entrada da área.
Foto: Evaristo Sa, AFP
O confronto seguiu disputado. O empenho, porém, não era transformado em oportunidades e jogadas produtivas. As duas seleções erravam muitos passes e ameaçavam pouco as metas de Jefferson e Orión. Ronaldinho, que deveria criar para Borges e Neymar, estava apagado na partida e mal tocava na bola. O camisa 10 teve sua primeira oportunidade aos 27 minutos em cobrança de falta. A estrela do Flamengo pegou mal na bola e mandou longe do gol.
O Brasil melhorou na partida. Dois minutos depois, Neymar fez bonita jogada pela direita. O camisa 11 tabelou com Borges e avançou rumo à área da Argentina. Em velocidade, aplicou o drible da vaca em Papa. Quando tentou o cruzamento, o lateral-esquerdo do Vélez Sarsfield se recuperou e mandou para escanteio.
Aos 31, Borges sofreu nova falta próxima à área argentina. Ronaldinho teve outra oportunidade. Dessa vez, o capitão da Seleção pegou melhor na bola, que saiu por cima do gol de Orión. Quatro minutos depois, o camisa 10 tabelou com Neymar e arriscou mais uma vez, novamente por cima. O Brasil seguiu desperdiçando chances. Aos 37, o craque do Santos arrematou. Desequilibrado, mandou para fora.
Foto: Andre Penner, AP
Melhor em campo, a Seleção continuou pressionando. Aos 40 minutos, realizou a jogada mais bonita do primeiro tempo. Lucas arrancou pela direita e fez fila nos marcadores argentinos. O camisa 7 deu um belo passe para Borges, que cruzou rasteiro para Neymar, mas a bola foi desviada e saiu pela linha de fundo. O fraco poderio ofensivo voltou a ser visto no minuto seguinte. Cortês cruzou da esquerda. Papa dominou mal e Lucas tentou de primeira, finalizando à direita de Orión.
Segunda etapa
A Argentina voltou para o segundo tempo mantendo a marcação forte. No entanto, o time de Alejandro Sabella já tinha mais posse de bola. A torcida brasileira, independente do resultado, seguia fazendo a festa no Mangueirão.
O Brasil quase sofreu o gol aos sete minutos. Montillo lançou Viatri. A bola sobrou para Fernández, que chutou cruzado, obrigando Jefferson a realizar grande defesa. No minuto seguinte, a Seleção, finalmente, conseguiu marcar. Em rápido contra-ataque, Borges tocou para Danilo, que lançou Lucas. O camisa 7 arrancou em velocidade, entrou na área e finalizou cruzado, sem chances para Orión. Foi o primeiro gol do jogador do São Paulo pelo time principal brasileiro, tendo sua atuação diante dos hermanos premiada.
Foto: Mowa Press
Três minutos depois, Guiñazu fez uma jogada à qual os colorados estão habituados. O volante perdeu a bola para Neymar. Com a sua tradicional garra, saiu atrás do atacante e, com um carrinho, a roubou. No lance, ainda arrancou o número da camisa do jogador brasileiro.
O gol animou a Seleção de Mano. Aos 16, Cortês fez bela jogada pela esquerda. O lateral-esquerdo passou pelo marcador e cruzou rasteiro, mas a zaga argentina afastou. O Brasil seguiu pressionando. Cinco minutos depois, Neymar demonstrou toda a sua habilidade. O camisa 11 pisou na bola, driblou o marcador e cruzou da esquerda.
Aos 30, o técnico brasileiro pôde respirar aliviado. Cortês, que se destacava no segundo tempo, fez grande jogada pela esquerda. O camisa 6 passou para Diego Souza, que mal havia entrado. O jogador do Vasco cruzou para dentro da área. O zagueiro da Argentina se chocou com Orión e a bola sobrou para Neymar, que só colocou para o fundo das redes, aumentando a festa da torcida no Mangueirão.
Foto: Antonio Scorza, AFP
A Argentina tentou diminuir. Logo no minuto seguinte, Pillud, pela direita, chutou forte e Jefferson mandou para escanteio. Seis minutos depois, Viatri fez um lindo giro sobre a zaga brasileira e chutou forte. O goleiro brasileiro fez excelente defesa e salvou a Seleção no último lance de perigo do jogo.
Ficha técnica:
Brasil: Jefferson; Danilo, Dedé, Réver e Cortês (Kleber); Ralf, Rômulo e Lucas (Diego Souza); Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Borges (Fred).
Técnico: Mano Menezes.
Argentina: Orión; Cellay, Sebá Dominguez e Desábato; Pillud (Mouche), Fernandez, Canteros (Bolatti), Guiñazu e Papa; Montillo e Viatri
Técnico: Alejandro Sabella.
Gols: Lucas, aos oito minutos do segundo tempo, Neymar, aos 30 minutos do segundo tempo
Cartão amarelo: Desábato
Árbitro: Jorge Larrionda
Local: Estádio do Mangueirão, em Belém
Renda e públicoRenda: R$ 2.579.160,00
Público presente: 43.038
Público pagante: 35.642
Do Clic Esportes

NY relembra os ataques no 11 de setembro
Bush, Obama e suas mulheres no memorial do Marco Zero (Reuters)
As cerimônias de homenagem às vítimas dos ataques começaram antes das 9h (horário local), com discursos do prefeito Michael Bloomberg, do presidente Barack Obama, com um minuto de silêncio no horário em que a primeira Torre do World Trade Center foi atingida (8h46) e com a leitura dos nomes das quase 3 mil pessoas mortas naquele dia.

A segurança, no entanto, foi redobrada nos últimos dias, depois que o governo recebeu informações de que a rede extremista Al-Qaeda planejaria novos ataques contra os Estados Unidos.O reforço no policiamento da cidade - assim como em Washington e Shanksville (no Estado da Pensilvânia), onde os atentados também deixaram vítimas e onde também serão realizadas cerimônias neste domingo - já era previsto em razão dos eventos.
O aumento da presença policial é visível em toda a cidade. Na Penn Station, estação ferroviária por onde passam trens de todo o país, é possível ver vários policiais e até militares armados.

Cães farejadores da polícia podem ser vistos em estações de metrô à procura de possíveis artefatos explosivos. Estacionamentos subterrâneos, pontes e túneis e outros locais com potencial para virar alvo de explosões estão sendo intensamente averiguados.
A área ao redor do Marco Zero - local onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center, derrubadas nos atentados – é palco da principal cerimônia.
Neste domingo, as principais ruas da região estão fechadas para o tráfego, com grandes restrições à passagem de pedestres.
Policiais Nova York. GettyO presidente Barack Obama, que na manhã de sábado se reuniu com a cúpula da seguança para discutir as medidas adotadas para prevenir novos ataques, havia dito que os Estados Unidos "permanecem vigilantes".
Em seu pronunciamento semanal no sábado, Obama mencionou as ameaças de novos ataques. "Nós estamos fazendo todo o possível para proteger nosso povo. E não importa o que apareça no nosso caminho, como nação resiliente que somos, nós seguiremos em frente", afirmou.
Cerimônia
A cerimônia no marco zero começou às 8h35 deste domingo (horário de Nova York, 9h35 em Brasília) e está sendo acompanhada por Obama e pelo ex-presidente George W. Bush (que governava o país na época dos atentados), além de várias outras autoridades, artistas e familiares das vítimas.

A cerimônia será interrompida seis vezes. Às 8h46, o primeiro minuto de silêncio marcou o momento exato em que o primeiro avião sequestrado pelos extremistas da Al-Qaeda, o voo 11 da American Airlines, chocou-se contra a Torre Norte do World Trade Center.
O prefeito Michael Bloomberg disse em discurso que o momento é tanto de lembrar o ocorrido como de seguir adiante. "Desde (11 de setembro de 2001), vivemos na luz e na sombra. Crianças cresceram e netos nasceram."
Obama falou em seguida, lendo uma passagem da Bíblia.
Outros cinco minutos de silêncio marcam o choque do voo 175 da United Airlines contra a Torre Sul, o colapso de cada uma das torres, o momento do ataque ao Pentágono, em Washington, e o momento em que o voo 93 da United Airlines, também sequestrado, caiu em Shanksville, na Pensilvânia.
Homenagens às vítimas de 11 de SetembroDepois de encerrada a cerimônia, as famílias das vítimas poderão pela primeira vez visitar o Memorial do 11 de Setembro, construído no Marco Zero, que será aberto ao público a partir de segunda-feira.

Diversos outros eventos serão realizados neste domingo para marcar os dez anos dos atentados. Após deixar Nova York, Obama acompanha ainda as cerimônias em Shanksville e no Pentágono.
Em Nova York, além da programação oficial, a passagem da data é lembrada também com diversas homenagens, exposições e instalações que podem ser vistas em museus, igrejas e nas próprias ruas da cidade.
Do BBC Brasil


0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria