Secretaria abre sindicâncias para investigar nove presídios da Paraíba



Coronel disse que é um procedimento normal da Administração Penitenciária.
Determinações foram publicadas no Diário Oficial deste sábado (21).



A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária designou comissões sindicatórias para apurar fatos ocorridos em nove presídios, penitenciárias regionais e cadeias públicas da Paraíba. A formação destas comissões, bem como seus locais de atuação e fatos a serem investigados foram publicados no Diário Oficial deste sábado (21).
Serão abertas duas sindicâncias no Presídio Desembargador Sílvio Porto, em João Pessoa, duas no Presídio Padrão de Santa Rita, Região Metropolitana da capital paraibana e outra comissão foi designada para apuração na Cadeia Pública de Pedras de Fogo.
Além destas, também haverá atuação de comissões da Secretaria, na Penitenciária Padrão Regional de Campina Grande, e outras duas sindicâncias serão conduzidas no Sertão do estado, na Penitenciária Padrão Regional e Cadeia Pública de Cajazeiras.

O gerente executivo do Sistema Penitenciário, o coronel Arnaldo, disse no entanto que a abertura das sindicâncias não está diretamente relacionada aos fatos anteriores que ocorreram em unidades prisionais, como fuga de detentos ou exoneração de diretores, mas trata-se de um procedimento normal da Secretaria de Administração Penitenciária. “A abertura dessas sindicâncias é um procedimento de praxe no sistema, e que não tem conexão com fatos ocorridos, visando apurar infrações administrativas e possíveis desvios de conduta de servidores” disse o Coronel.
Diretores de cadeia, presídios e agentes penitenciários da Paraíba estão sendo com frequência investigados e denunciados, não apenas pela Secretaria de Administração Penitenciária como também por setores de inteligência das Polícias e Ministério Público da Paraíba, entre os casos mais recentes estão a exoneração e prisão do diretor da cadeia do município de Sumé, no Cariri, e do diretor da Penitenciária  Regional de Patos, exonerado e preso por envolvimento com tráfico de drogas.
Fonte:G1 PB

0 comentários:

Postar um comentário

Parceria

Parceria